O site de compartilhamento de vídeos, o Youtube, acabou de completar 10 anos. E muita coisa mudou em nossas vidas com ele. O fenômeno Galinha Pintadinha surgiu no Youtube, o PSY aquele cantor da distante Coréia, e o Porta dos Fundos. Já temos as estrelas do Youtube. E de uma hora para a outra, um vídeo com um bebê, ou o desafio do balde de gelo, correm o mundo inteiro e o planeta fica conectado. Ficou mais fácil ter os 15 minutos de fama. Fazer sucesso agora é mais democrático e mais barato. Artistas começam no Youtube sem empresários, sem a mídia e depois a mídia vai atrás deles. E não é que os clipes de música ressurgiram? As cenas familiares e até as vídeo-cassetadas ganharam uma dimensão planetária.

Confirmadamente estamos na era do vídeo.  O Facebook já viu isso e ajustou sua plataforma para o vídeo, o Instagram adotou vídeos curtinhos, e o mais novo aplicativo de sucesso é o Dubsmash, aquele das dublagens.

Fiz uma consulta rápida com alguns jovens e descobri que a grande maioria acessa o Youtube diariamente para assistir os vídeos mais vistos do dia. É a nova TV, onde você assiste o que quiser, na hora que quiser. E publica, participa, interage, ganha sua própria audiência.

Há apenas 10 anos, a transformação começou e agora não sabemos onde vamos parar, pois temos câmeras por todos os lados e uma tela presente em todos os nossos momentos: o celular!

 

Americo Neto | Sócio-diretor da Viamídia

Conheça a coluna Hora do Cafézinho no Aratu Online